Aquática fatura oito medalhas de ouro na Copa São Paulo de Natação
Os alunos da Aquática Escola de Esportes voltaram cheios de medalhas da V Copa São Paulo de Natação de Verão, realizada entre os dias 18 e 20 de novembro. No total 29 alunos, com idades entre 11 e 17 anos participaram da competição e voltaram para Rio Preto com oito medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. O evento foi realizado no Complexo Aquático da Fonte, em Araraquara.
Os atletas da Aquática estavam divididos em Petiz 11 anos até Juniores de 17 anos. A nadadora Olívia Salomé, de 16 anos, foi um dos destaques. A jovem faturou cinco medalhas de ouro sendo nas modalidades 50 metros livre, 100 metros livres, 100 metros costas e nos revezamentos 4 por 50 livre e 4 por 50 quatro estilos. Outro destaque foi a nadadora Paulina Rossi, de 13 anos, que ganhou três medalhas de ouro sendo nos 400 metros livres e nos revezamentos 4 por 50 livre e 4 por 50 quatro estilos.
Letícia Fontes Segura, de 13 anos, conquistou três medalhas de ouro sendo nos 100 metros borboleta e nos revezamentos 4 por 50 livre e 4 por 50 quatro estilos, além de uma medalha de bronze nos 100 metros livre. Já Gabriela Narimatsu, de 13 anos, faturou três medalhas de ouro sendo nos 100 metros costas e nos revezamentos 4 por 50 livre e 4 por 50 quatro estilos.
O nadador Felipe Caligares, de 14 anos, ganhou a medalha de prata nos 100 metros costas e Marcela Narimatsu, de 11 anos, conquistou a medalha de bronze, na categoria Petiz. Além disso, vários nadadores da Aquática estão entre os oito melhores do Estado de São Paulo. Das 57 equipes participando da competição, a Aquática era a quarta maior equipe em número de alunos competindo.
Para Walter Luiz Helena, técnico e diretor da Aquática, a competição é de extrema importância. “Este é o primeiro degrau no quesito formação de atletas. A Aquática está dando prioridade para formar nadadores. Em 2010 levamos para esta competição 17 alunos e conseguimos cinco medalhas. Este ano, levamos 29 nadadores e estamos voltando com muito mais medalhas. Tivemos representantes em 60% das provas. Nós estamos trabalhando nas bases e formando nadadores. A nossa proposta em 2012 é levar mais de 40 alunos para a competição de inverno. Os alunos que participaram desta competição em 2016 estarão com idades ótimas para pensar em competições maiores, como as Olimpíadas”, finalizou Walter Luiz Helena.