Benefícios do exercício físico para o cérebro

Benefícios do exercício físico para o cérebro

Sabia que o exercício físico pode melhorar a sua memória e aprendizagem?

 

Embora os efeitos do exercício para a saúde física sejam bem conhecidos, os benefícios para a saúde cognitiva, começam agora a acumular evidências/factos. A relação entre exercício e cérebro estão no centro das atenções da neurociência pelas implicações imediatas e futuras na vida de milhares de pessoas.

 

Na verdade, a atividade física tem vários benefícios quando se trata da saúde mental, que vão desde melhorias na aprendizagem até à prevenção de demências e atenuação dos efeitos do envelhecimento do cérebro.

 

As primeiras evidências vieram de estudos com roedores, há mais de 15 anos atrás. Várias pesquisas afirmaram que há maior produção de neurónios (as nossas células cerebrais) e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares.

 

Detetou-se ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade. Em estudos efetuados em indivíduos, através da ressonância magnética, foi possível também observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo.

 

Hoje sabemos que o exercício, especialmente exercício aeróbico, tem efeitos positivos sobre a função cerebral em várias frentes, que vão desde o sistema molecular ao nível comportamental.

 

Foram tiradas diversas conclusões:

 

• O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. O sangue fornece oxigénio e glicose, que o cérebro precisa para a execução de tarefas como a atenção e concentração mental.

 

• Estudos mostram que regime de exercícios aeróbicos podem aumentar significativamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.

 

• A atividade física intensa aumenta ainda a produção e a liberação de neurotransmissores, especificamente de dois neurotransmissores comuns - glutamato e ácido gama-aminobutírico, ou GABA. Esses hormônios são produzidas pelos neurónios e atuam nas sinapses, a comunicação entre essas células.

 

• Indiretamente, o exercício melhora o humor e o sono e reduz o stress e ansiedade. Problemas nestas áreas podem frequentemente causar ou contribuir para o prejuízo cognitivo.

 

Todos estes benefícios não são apenas para adultos, mas para as crianças também. O exercício é crucial para o cérebro em fase de desenvolvimento das crianças. Aqueles que fazem mais exercício tendem a obter melhores notas, uma melhor concentração, e até mesmo a obter uma melhor noite de sono.

CONTATO

* Campos obrigatórios

Whatsapp - (17) 99787-6405
(17) 3227 1222 | (17) 3227 1490
aquaticasjp@terra.com.br


Rua Felício Antônio Siqueira, 1900
Jardim Walquíria
São José do Rio Preto

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL