Benefícios da natação para portadores de Síndrome de Down
Já comentamos inúmeros benefícios sobre a natação para adultos, para o desenvolvimento das crianças, para idosos, mas hoje dia 21 de março vamos falar um pouquinho sobre os benefícios para portadores da síndrome de down.
A síndrome de Down (trissomia do 21 ou SD) é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Tal condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus.
Estima-se que, a cada 700 nascimentos, 1 bebê tenha a condição. As chances aumentam à medida em que a mãe envelhece, sendo um dos maiores fatores de risco a gravidez acima dos 35 anos de idade. No Brasil, há cerca de 270 mil pessoas com síndrome de Down. Trata-se da condição genética e forma de deficiência intelectual mais comum no mundo.
Você sabia que a natação é considerada um dos esportes mais completo e proporciona uma estimulação motora aquática, fundamental ao progresso de crianças portadoras da síndrome de Down? Durante a aula ou a execução dos exercícios, a água servirá como um grande aliado ao estímulo tátil e pode resultar na realização de movimentos quando bebê e ate melhora e/ou apurar alguns movimentos para crianças mais desenvolvidas.
Os efeitos/ benéficos são: aumento da amplitude de movimento; fortalecimento e aumento da resistência muscular; melhoria no equilíbrio, relaxamento das estruturas de sustentação (coluna vertebral); melhoria da postura; melhoria da orientação com relação ao espaço, bem como sobre os mecanismos fisiológicos importantes para a manutenção de uma vida mais saudável; melhoria circulatória; aumento do metabolismo, promovendo o fortalecimento da musculatura cardíaca, o aumento do volume do coração e uma consequente melhoria no sistema circulatório; já no sistema respiratório provocará o fortalecimento dos músculos respiratórios, melhorando a capacidade respiratória.
A parte social proporciona um desenvolvimento promissor, com relação a aproximação entre crianças portadoras e crianças não portadoras . Nos dias atuais, em que a questão da inclusão social está tão evidente, recomendamos que sejam realizados atividades onde exista esta inclusão. SÍNDROME DE DOWN não é contagiosa, o que contagia é a alegria e o carinho que essas crianças proporcionam aos que vivem ao seu redor.
Na foto está nossa aluna Júlia portadora da Síndrome de Down. Júlia é uma aluna muito dedicada e gosta muito de fazer natação com seus amiguinhos.