Compartilhe a vida com seus filhos
“Se você pensa que a aventura é perigosa,eu sugiro que você experimente a rotina..É mortal. ” Como diz Paulo Coelho nessa frase a rotina é mortal e cansa, não é mesmo? A correria do dia- a- dia às vezes deixa passar despercebidos os momentos mais preciosos. "O compartilhar" é um dos exemplos e esse momento em especial quando envolve crianças têm o dobro da importância.
O compartilhar de algo que aconteceu na escola, na aula de natação ou até mesmo algo que aconteceu durante o dia enquanto você estava trabalhando, tem uma importância muito grande para a criança, pois foi o de melhor que aconteceu no dia dela e ela quer compartilhar com alguém especial também.
Às vezes são compartilhamentos que para adultos parecem bobos, porém crianças não veem malícia ou determinam o que são realmente relevantes, às vezes um simples “Hoje na escolinha a gente aprendeu a músiquinha da sementinha..” percebe a inocência? É aí! Exatamente aí, onde se escondem os momentos que deixamos passar por conta da rotina. Para nós (adultos) uma simples música, para a criança que aprendeu é uma nova música que ele não vai cansar de cantar (não tão cedo, porque é uma conquista dela decorar aquela canção). Não se culpe por estar cansado e no fluxo da rotina! Todos nós estamos sujeitos a nos perder na rotina e “perder um pouco da visão” sobre o que é simples e realmente dá sentido à vida.
Cada instante é sempre!
Compartilhe acontecimentos que aconteceram durante o seu dia com ela também, claro sempre transformando em uma linguagem que a criança entenda.
Essa troca faz com que a confiança aumente e desperta o sentimento de que a criança "pode contar" com aquele adulto e chegando à fase adulta ela passa a amadurecer ainda mais esse sentimento.
Esteja presente! Em dias como os de hoje onde a tecnologia toma metade do nosso tempo, esteja realmente presente, escutando como foi o dia na escola, a aula de violão, qual dente que caiu ou que cor era o gatinho que ela viu na rua. Pergunte, escute e mantenha uma boa relação. A sinceridade é algo precioso e se a criança sente que sua atenção com ela é sincera, você ganha o seu (a) melhor amigo (a).