Dicas de Inverno
A primeira regra para ser saudável no inverno parece boba, mas sempre é bom reforçar: vista-se de acordo com o clima. Ao ar livre, aposte em peças quentinhas, casacos que ajudem a barrar o vento, calçados fechados e acessórios como luvas e cachecóis, dependendo do clima enfrentado.
Dentro de ambientes climatizados, como os escritórios, você pode e deve usar roupas mais leves – porém nunca deixe de se agasalhar bem ao sair, para evitar que o corpo sofra com as mudanças bruscas de temperatura.
Falando em ambientes fechados, evite abusar dos aquecedores. Além de “enganarem” o seu organismo (e te deixarem mais suscetível a sofrer com o frio do lado de fora), os climatizadores tendem a ressecar o ar, piorando alergias respiratórias. Se as suas crises forem muito incômodas, vale apostar em aparelhos umidificadores para melhorar a qualidade do ar.
Fique de olho na sua alimentação. Apesar da vontade de refeições mais pesadas, vale apostar em caldos, sopas de legumes e alimentos termogênicos – que ajudam a manter o corpo aquecido sem prejudicar a alimentação saudável. Beber no mínimo dois litros de água diariamente também é importante, mesmo não sentindo tanta sede quanto no verão.
E resista aos impulsos de tomar banhos quentes e demorados. As altas temperaturas removem a hidratação natural da pele, por isso a água morna é mais indicada. Ainda falando em pele, não deixe de hidratá-la muito bem e protegê-la com o uso diário do filtro solar.