Hidroginástica para gestantes, alívio dentro da água

Hidroginástica para gestantes, alívio dentro da água

Na sua gravidez, a mulher vive alterações profundas na própria estrutura do seu corpo, que se prepara, de forma gradual, para acomodar a presença do bebê. Estas alterações afetam a postura, forçando a região vertebral e fazendo com que a mulher sinta um constante desconforto e, em alguns casos, até dor.

 

Além disto, o peso ganho durante a gravidez vem inibir uma série de movimentos e reduzir consideravelmente o leque de exercício físico permitido à grávida.

 

As aulas de hidroginástica para gestantes têm como intenção a fomentação do equilíbrio e da rotina saudável da mulher, sem descurar o seu conforto e bem-estar. Alongamentos, exercícios respiratórios, aquecimento muscular: tudo isto fará parte da rotina e irá garantir que trabalha o seu corpo, de forma segura e completa.

 

Estes exercícios serão voltados para um trabalho completo do seu corpo, mantendo como preocupação o estado da gestante e garantindo, também, a sua saúde emocional.

Se não souber nadar, não se preocupe! 

 

É perfeitamente seguro entrar na piscina, uma vez que a hidroginástica para gestantes se foca no trabalho aeróbico e acontece em locais onde terá pé e nos quais o nível da água nunca será superior ao seu peito.

 

A hidroginástica é uma ótima maneira de trabalhar o fortalecimento do abdome e do músculo do períneo, o que ajuda na hora do parto. Além disso, os movimentos na água funcionam como uma espécie de drenagem linfática. Veja mais alguns benefícios:

 

Alívio das dores musculares e energia para o dia a dia

 

A hidroginástica ajuda a fortalecer a musculatura das costas e a reduzir a dor que costuma aparecer nessa parte do corpo conforme a barriga da gestante aumenta. Com esse preparo físico, a mamãe também ganha mais disposição e energia para viver a maratona de cuidados com o bebê que vai chegar.

 

Menos estresse e ansiedade, mais bom humor e tranquilidade

 

Durante qualquer tipo de atividade física, o organismo libera endorfina, substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Aquela ansiedade da mamãe que não vê a hora de ir para a maternidade e o famoso humor instável causado por alterações hormonais tendem a diminuir com a prática da hidroginástica para gestantes. Sem contar que a água é extremamente relaxante!

 

Melhora da circulação e alívio do inchaço

 

Por conta da intensa retenção de líquidos, o inchaço nas pernas é um dos principais incômodos para as mamães durante a gravidez. Os movimentos da hidroginástica para gestantes funcionam como uma drenagem linfática natural: eles diminuem os edemas e estimulam a circulação, inibindo também a formação de varizes.

 

Dores do parto amenizadas

 

Como a hidroginástica para gestantes também fortalece os músculos do períneo e do abdome, a mamãe tende a sentir menos dor durante o parto. Um estudo realizado pela Unicamp avaliou os efeitos da atividade sobre um grupo de 71 gestantes voluntárias: delas, 34 fizeram hidroginástica durante a gestação; 37 mamães não fizeram. Foi constatado que apenas 9% das praticantes solicitaram analgésicos na hora do parto, contra 67% do grupo não-praticante.

 

Peso controlado

 

Como se trata de uma atividade aeróbica, a hidroginástica para gestantes também ajuda a controlar o peso, uma preocupação muito presente no dia a dia das mamães. Mas, atenção: o exercício físico não será suficiente se você não cuidar da alimentação. Além disso, um corpo com músculos fortalecidos e com metabolismo estimulado tende a gastar ainda mais energia após o parto, ajudando a volta ao peso anterior com mais facilidade.

CONTATO

* Campos obrigatórios

Whatsapp - (17) 99787-6405
(17) 3227 1222 | (17) 3227 1490
aquaticasjp@terra.com.br


Rua Felício Antônio Siqueira, 1900
Jardim Walquíria
São José do Rio Preto