Natação para manter a sua saúde no inverno

Natação para manter a sua saúde no inverno

Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio faz uma vasoconstrição que dificulta a respiração, durante esse período é bom mexer o corpo para ativar a circulação e melhorar a troca gasosa.

A umidade da água facilita a troca gasosa, as propriedades físicas da água, como o empuxo, ajudam na amplitude de movimento da musculatura das costas, do abdômen, de todo tronco, facilitando a inspiração.

A pressão hidrostática ajuda a musculatura expiratória, esvaziando os pulmões e deixando só o ar residual, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório.  

Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços alongando todo o tronco e os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar resfriados, bronquite e crises asmáticas.

Sabe aquela dor chata nas costas que costuma piorar durante o inverno? Praticar exercícios na piscina pode ajudar a diminuir ou, até mesmo, acabar com esse problema. A natação torna a musculatura mais forte e enrijecida, além de melhorar as articulações. Se tira um peso significativo das costas.

Cuidados

O importante dessa época do ano é evitar o choque térmico, principalmente nas crianças, bebês e idosos. Não esqueça de levar toalha, roupão e chinelo para se proteger logo que sair da água.

Antes de sair da academia e entrar em contato com a temperatura externa, tome banho quente e se agasalhe bem, mesmo que esteja sentindo calor.

Também é importante secar os cabelos e proteger os ouvidos. Lembre-se que a temperatura pode estar muito baixa do lado de fora.

 

CONTATO

* Campos obrigatórios

Whatsapp - (17) 99787-6405
(17) 3227 1222 | (17) 3227 1490
aquaticasjp@terra.com.br


Rua Felício Antônio Siqueira, 1900
Jardim Walquíria
São José do Rio Preto

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL