Sobre o uso de duas tocas nas competições
Combate ao atrito da água motiva sobre todas as decisões de um nadador faz, desde roupas de banho, raspar os pelos e a touca de natação. Alguns nadadores chegam a ter duas toucas. Algo que você pode ter notado ao assistir competições.
1. O óculos fica mais seguro entre as duas toucas.
Um dos maiores medos de qualquer nadador é perder os óculos na saída ou até mesmo ter que lidar com água dentro das lentes, o que irá incomodar muito durante a prova. Uma das principais razões da estratégia de 2 toucas é garantir que as tiras do óculos se mexam o menos possível e que o óculos continue onde deveria estar.
Há alguns anos atrás na Olimpíada de Beijing o óculos de Michale Phelps encheu de água durante sua vitória nos 200m borboleta, fazendo com que o atleta tivesse que contar suas braçadas pra evitar um choque de cara contra a borda durante as chegadas. Pra evitar isso, se liga nas dicas que já demos aqui no Raia Oito para seu óculos não cair durante a saída.
2. Diminui o atrito da cabeça com a água.
Claro, esse é o papel principal da touca! Mas essa estratégia garante uma superfície mais suave, com menos “calombos” formados pelas tiras dos óculos, diminuindo o atrito com a água. A recomendação inclusive é que a touca interior seja de látex, um material que adere melhor, e a touca exterior seja de silicone, um material que tem menos atrito e é mais “suave”. Dessa forma a touca inferior se prende bem na cabeça e a touca superior, sendo mais lisa, garante menos atrito.
“Cobrir aquela cabeça cheia de cabelos e criar uma nova superfície com menos fricção com um material como o silicone é uma boa maneira de reduzir o atrito. A maioria dos atletas hoje em dia vão utilizar 2 toucas, deixando as tiras do óculos entre a primeira e a segunda touca. A touca exterior deve ser mais grossa e de silicone para manter sua superfície suave”– Garry Hall Sr.
Curioso não é mesmo?
Fonte:raiaoito